Termina, no final de Abril, uma singular edição da “Hora do Conto” na Biblioteca Municipal do Cadaval, que este ano narrou “Histórias do fundo do mar”. A Biblioteca levou, assim, perto de um milhar de crianças a mergulhar nas profundezas do oceano e no imaginário subaquático. Um verdadeiro estímulo à leitura e à capacidade inventiva dos mais pequenos.
Esta acção anual de narração de contos infantis, a decorrer desde final de Janeiro, ganhou, nesta edição, uma ênfase especial, já que contou com um cenário de perfeita recriação do ambiente subaquático.
Para esse efeito, a biblioteca empenhou-se em corresponder ao imaginário infantil, transformando a cave onde se situa o espaço infanto-juvenil num autêntico aquário gigante, onde não faltaram referências reais ou fantásticas, desde a fauna e flora marinhas, aos destroços de embarcação, passando por uma arca do tesouro. As contadoras de histórias, por seu turno, vestiram a pele de personagens alusivas à vida e imaginário submarinos.
«A Sereia», de Hans Christian Andersen, constituiu um dos três contos que levaram as crianças a mergulhar neste mágico ambiente.O imaginário das crianças começa logo a funcionar à entrada na biblioteca, ao deparem-se com uma descida para as profundezas do oceano, local onde tudo é azul e onde é preciso “inalar oxigénio” através de bolinhas de sabão que saem de um barco afundado.
Um polvo, uma sereia e uma onda do mar, envoltos nos sons do fundo do oceano, completam todo este cenário que, por si só, já faz as crianças sonhar com histórias de peixes, sereias e baleias.A Hora do Conto terminará a 30 de Abril com uma sessão aberta à população, prometendo voltar, para o próximo ano, com uma “super-produção”, prevendo-se que esta venha já a ocorrer no novo edifício da Biblioteca Municipal.
A instituição recebe, de 23 a 29 de Abril, a II Feira do Livro “Leia mais, viva mais”, que estará patente, no espaço envolvente à biblioteca, diariamente, das 10 às 17 horas, uma mostra que incluirá publicações da “Caminho Divulgação” e da “Bertrand Livreiros”.
Para o dia 25, pelas 10 horas, a biblioteca preparou uma sessão de Declamação de Poemas por dois dos autores que participaram no “Ciclo de Exposições de Poesia Amadora”, Isabel Pereira Rosa (Tojeira, Cadaval) e Cidália Silva (Carvoeira, Torres Vedras).
|